Como Ingressar no Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão

Muitas pessoas já se perguntaram ou foram atrás de informações com os próprios bombeiros, de como se faz para se tornar um bombeiro militar.

Há duas maneiras de se ingressar na corporação e fazer parte da família bombeiro militar, e assim, desfrutar da imensa satisfação de carregar consigo a nobre missão de salvar vidas, bens e o meio ambiente: ingressando como praça ou oficial.

Para ingressar como praça (soldado combatente ou soldado músico), a forma de acesso se dá por concurso público, que, após aprovado, o candidato passa por um período de instruções teóricas e práticas afim de capacitá-lo para a execução das atividades bombeirísticas. Ao final deste período, o então Aluno Soldado, se aprovado, passa a ser um soldado do fogo, posto a partir do qual pode-se seguir carreira e chegar, após alguns anos de caserna e alguns cursos, até o posto de oficial Capitão QOABM/ QOEBM (Administrativo/ Especialista).

Para ingressar como oficial é necessário também ser aprovado em concurso público. Este, porém, diferente do que ocorre para o ingresso como praça, é realizado por meio do convênio existente entre a Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão - CBMMA. Dessa forma, o ingresso na corporação como oficial se dá por meio do vestibular da UEMA para o Curso de Formação de Oficiais - CFO, onde o candidato, se aprovado em todas as etapas do concurso (exames de saúde, teste de aptidão física, exame psicotécnico e o vestibular), passa a condição de Cadete (ou aluno oficial). O cadete tem durante três anos, instruções teóricas e práticas voltadas à execução e ao comando das atividades bombeirísticas. Ao final dos três anos, o cadete é nomeado Aspirante a Oficial, condição que dura por pelo menos 06 meses, só então é promovido ao posto de 2º Tenente, tornando-se assim um oficial do CBMMA. O CFO/BM é um curso superior de graduação: Bacharel em Segurança Pública e do Trabalho. O curso capacita o bombeiro até o posto de Capitão QOCBM (Combatente). Para chegar à patente mais alta, a de Coronel, é necessários que faça outros cursos durante a carreira, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e o Curso Superior de Bombeiro (CSBM).

Essas são as maneiras de se ingressar na honrosa corporação bombeiro militar. Independentemente de como se entra na corporação, seja como praça ou oficial, após o primeiro socorro prestado, o orgulho e a felicidade nasce dentro do peito, pela satisfação do nobre dever cumprido, é muito difícil querer deixá-la. Afinal, esse é o nosso dever, e para isso vivemos: "Vidas Alheias e Riquezas Salvar!"

Radio Music Player Free Online